Trabalhos na Linha do Douro suspendem circulação no troço Marco – Régua até abril

Ferrovia
Investimentos
  • Linha do Douro
  • Linha do Douro
  • Linha do Douro

Devido à empreitada de eletrificação e modernização da Linha, o troço estará fechado a partir de 3 de novembro e durante cinco meses. Neste período será assegurado um serviço de transporte rodoviário alternativo.

A Infraestruturas de Portugal (IP) e a CP – Comboios de Portugal informam que devido ao avanço da empreitada de eletrificação e modernização da Linha do Douro, em particular para execução dos trabalhos de reforço estrutural e rebaixamento da plataforma ferroviária dos seis túneis, a circulação ferroviária será suspensa entre Marco de Canaveses e Peso da Régua a partir do dia 3 de novembro de 2025, prevendo-se a retoma do serviço no início de abril de 2026.

Esta interrupção temporária é necessária para a execução dos trabalhos de reforço estrutural e rebaixamento da plataforma ferroviária nos seis túneis existentes ao longo do troço, com especial destaque para o Túnel do Juncal, o segundo maior da Rede Ferroviária Nacional, com 1.624 metros de extensão.

Trata-se de intervenções de elevada complexidade técnica e logística, uma vez que decorrem no interior de túneis — espaços confinados, com mobilidade reduzida para maquinaria pesada e de difícil acesso para transporte e instalação de equipamentos. Face a estes constrangimentos, e para garantir as condições de segurança e eficiência na execução dos trabalhos, torna-se imprescindível a suspensão temporária da circulação ferroviária entre Marco de Canaveses e Peso da Régua.

A IP e a CP definiram que o corte do serviço decorrerá apenas na época de inverno, entre novembro e março, período de menor procura tanto por passageiros regulares como por turistas, procurando assim minimizar os impactos sobre a mobilidade regional.
Durante este período, será assegurado um serviço de transporte rodoviário alternativo, desenvolvido em articulação com as autarquias locais, com trajetos e paragens ajustados às necessidades dos passageiros. A informação detalhada sobre os horários está disponível em www.cp.pt.

A empreitada de modernização e eletrificação do troço Marco de Canaveses – Peso da Régua constitui um dos maiores investimentos em curso na Rede Ferroviária Nacional, inserido no programa de modernização da Linha do Douro. A sua concretização permitirá:

  • Aumentar a capacidade de operação;
  • Reforçar as condições de segurança;
  • Reduzir as emissões de CO₂;
  • Melhorar a qualidade do serviço de transporte;
  • Diminuir os tempos de percurso.

Com esta intervenção, a IP reforça o seu compromisso com a modernização e sustentabilidade da infraestrutura ferroviária nacional, contribuindo para um serviço mais eficiente, seguro e ambientalmente responsável na icónica Linha do Douro.

Financiamento Europeu